Parte II,
Não importa onde você esteja agora, qual idade tenha, não importa o que esteja se passando com você, pois independente de qualquer coisa, existe aí dentro um coração que pulsa. Existe aí dentro sonhos guardados, sonhos nunca vividos; existem aí impulsos, vontades; existem aí gritos não dados e desejos silenciados. E por mais abafado que isto possa estar para milhares de pessoas e pelas mais diversas situações e fatores que podem atravessar as nossas vidas, precisamos somente desfazer muitas camadas de crenças, de bloqueios, de dificuldades das mais diversas possíveis que nos impedem de nos conectar com algo que é tão vital para todos nós: a nossa capacidade de sonhar e de nos sentirmos merecedores de vivermos aquilo que desejamos. E isto é tão vital para qualquer ser humano, pois:
Os nossos sonhos também nos sonham e esperam por nós.
A nossa capacidade de sonhar está vinculada com o quanto de fato estamos vivos, com o quanto confiamos na vida, assim como o quanto depositamos confiança em nós mesmos, em conseguir ter perseverança para seguir, em conseguir ter fé apesar das adversidades que todos passamos, e continuar acreditando que existe um para que em tudo o que vivemos, pois independentemente de quantas vezes cairmos, o que importa sempre será o levantar e o seguir adiante. Como diz uma famosa frase de Mark Twain “Um homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de sonhar”.
E se formos além, podemos observar que a nossa capacidade de sonhar também está intimamente vinculada com a nossa criatividade e com a nossa imaginação, ambas palavras etimologicamente representam significados semelhantes vinculados com “criar”, “produzir”, “formar”, “imagem”, “visão”, e você já parou para pensar que absolutamente tudo o que vemos nessa realidade material e dual que vivenciamos - antes de se tornar realidade - já foi pensado, imaginado, produzido, idealizado e sonhado por alguém?
Das maiores às menores coisas, desde o smartphone ou computador que você está utilizando para ler esse artigo, desde a roupa que você está vestindo, ao sofá ou cadeira que você possa estar sentado neste momento, a tudo absolutamente que não abrange somente a natureza pura mas sim as criações do homem, foram em algum momento apenas ideias ou processos criativos que tinham um objetivo forte e que chegaram ao ponto de serem materializados por pessoas que acreditavam nos seus sonhos.
Por isso, preciso te dizer, com todo meu amor: leve seus sonhos a sério, pois eles são grandes guias sobre o caminho que está esperando por você. Hoje eu não vou me deter tanto em todas as infinitas crenças inconscientes que podem estar interferindo para que você tenha se desconectado dessa força que pulsa dentro de você, pois as crenças podem ser muitas e, por isso, hoje vou deixar o trabalho de identificação do que talvez possa estar te impedindo com você mesmo(a). Se escute e de repente escreva para você com muita honestidade as respostas que vierem dessas seguinte perguntas:
Em que falas e vozes você acredita que te impedem de viver aquilo que você sente que pulsa dentro de você?
E o que te impede - de fato - de acreditar nos teus sonhos e deixar que eles sejam guias para você?
Quem você acha que talvez poderia desagradar por seguir o que o seu coração lhe diz?
Agora vamos a um dado interessante, pois não sei se vocês sabem, mas o primeiro órgão a ser formado em um feto, no útero de sua mãe, é o coração. Todo o resto vem depois. O coração também é a parte do corpo que possui a maior força no campo eletromagnético e de acordo com o instituto Heartmath (o maior instituto de pesquisa sem sobre o coração do mundo situado na Califórnia), o campo eletromagnético do coração é 5 mil vezes maior que o campo eletromagnético do cérebro. Sim, escrevi certo: 5 mil vezes maior. O que o nosso coração sente, as emoções geradas, tudo isso é emitido para o nosso cérebro antes mesmo dele reconhecer a nível cognitivo e racional o que se passa, assim como esse campo eletromagnético do coração está ligado diretamente com o campo eletromagnético da terra, ou seja, quando algo vibra muito em nosso coração e damos voz a isso, reconhecemos e sentimos, o universo inteiro já sabe. Por isso, e já é comprovado que o coração não é meramente o órgão que serve como estação principal de bombeamento do corpo, mas sim que o coração é um órgão de inteligência e das mais sofisticadas.
Agora, para quem não tinha conhecimento dessas informações, podemos compreender porque a simbologia do coração é tão forte e dizemos frases como “meu coração diz isso”, “esse lugar ou aquela pessoa tem todo meu coração”, fazemos desenhos de corações com nome das pessoas que amamos quando somos crianças, ou quando queremos simplesmente desenhar algo para simbolizar o amor, desenhamos um coração. Pois, sim, de fato, o coração é o centro da nossa vida, é o nosso pulso primordial, é o nosso grande guia nessa existência.
Dessa forma, por mais mais crenças que você possa ter sobre incapacidade, falta de merecimento; por mais mandatos internos que você possa ter de não se priorizar, de não se escutar, de não se respeitar (pois isso poderia significar para você abandonar a sua família ou abandonar aquilo que você acredita ser o certo a ser feito), por debaixo de tudo isso, existe algo que pulsa, e isso é inquestionável e compartilhamos com todos os seres humanos desta terra. Por isso, pegue todas as respostas das perguntas anteriores sobre as crenças que te bloqueiam, e comece a questioná-las com uma boa dose de racionalidade. Assim, aos poucos, você vai começar a entrar em contato com essa força que está esperando para lhe revelar informações importantes sobre o seu próprio caminho.
Agora vou contar um breve relato de um recorte da minha história que demonstra como precisamos confiar na nossa voz interna para chegar até algo que nos sonha. Lembro uma vez, alguns meses antes de vir morar na Europa, eu nem sabia ao certo se iria ficar aqui, existiam algumas motivações pessoais para eu querer fazer essa viagem mas a minha ideia inicial era somente ficar uns 3 meses. Eu queria ficar um pouco em Portugal e depois ir para Barcelona, já que fazia um posgrado de lá, e queria ver algumas conferências presenciais. Eu já trabalhava de forma totalmente remota e desde então comecei a ter um sonho de morar em outros lugares, já que meu trabalho não implicava mais eu estar fisicamente em algum local. Algo dizia no meu coração fortemente que eu precisava vir e viver as experiências que meu coração me dizia que eu precisava experienciar, eu simplesmente sentia que eu precisava tentar e ver o que aconteceria. Dessa forma, quando contei para os meus pais, simplesmente avisando eles que eu já estava com passagem e em alguns meses estaria indo para essa viagem, uma semana ou pouco tempo depois, lembro que eles foram até Florianópolis (eles moram em Porto Alegre) tentar me convencer de não fazer essa viagem, eles achavam provavelmente que eu estava enlouquecendo. Lembro que eles falaram: “Filha, mas como você vai conseguir se virar? se bancar? Você vai prejudicar toda a sua carreira, você tem estado tão bem em Florianópolis e tem crescido tanto profissionalmente, como você vai arriscar a perder isso? Você vai ver que está fazendo uma grande bobagem, você não tem a mínima ideia do que você está fazendo”.
Amados, meus pais são muito especiais e muito protetores (para quem leu o texto das mães devoradoras fiz um relato pessoal sobre eles). As intenções que eles tinham eram de me proteger e me dar segurança, visto que meus pais desenvolveram esses valores já que eles já viveram muita insegurança financeira e emocional nas suas vidas prévias. Desta forma, eles fizeram o que achavam que seria o melhor para mim de acordo com aquilo que carregam dentro de si. Porém, a minha história é outra.
E sim, eles tinham razão em um aspecto: eu não tinha realmente a mínima ideia do que me esperava. A vida deu 360 dez vezes desde que eu pisei os pés aqui e, apesar de sim eu ter atravessado vários desafios e muitas coisas não aconteceram como eu planejei, eu hoje posso dizer que foi muito, mas muito melhor do que eu esperava e que mais do que isso a vida me deu exatamente o que eu precisava. O que eu quero trazer de mensagem com esse texto é: para vivermos nossos sonhos mais profundos, vamos precisar nos escutar, muitas vezes desagradar as pessoas que mais nos amam, atravessar diversos desafios, lidar com os medos mais profundos, porém vale muito a pena, pois só assim vamos estar vivendo a nossa vida de verdade e não a vida que alguém desejou que nós vivêssemos.
Complementando com a carta para você anterior, que abordava sobre a importância de aproveitarmos a nossa vida a cada dia, sobre a efemeridade das coisas e de tudo, de não levar as coisas tão a sério sempre, de podermos relembrar que podemos errar e falhar; esta carta complementa tudo isso, mas coloca mais um lembrete: acredite no que você sente e não ignore os seus sonhos, pois isso sim é algo a ser levado a sério. E eu não estou aqui falando somente sobre grandes propósitos, grandes sonhos, mas sobre qualquer “pequeno” pulsar que você não está dando voz.
Para finalizar, quero complementar dizendo que também é fundamental neste processo todo que o coração e o racional andem juntos. Primeiro sempre precisa vir o coração, saber dar voz ao que nos pulsa, pois é através desta escuta que teremos o direcionamento para onde queremos ir, este é o néctar da nossa vida, mas depois precisamos colocar o nosso cérebro, o nosso racional para funcionar para nos auxiliar na construção das estradas que nos levam aos nossos sonhos. Um pulsar sem estrutura, sem o racional, sem uma base sólida, sem a mente estratégica pode ser às vezes a causa de termos sonhos frustrados e, desta forma, gerar a crença de que “realmente sonhar não é para mim” ou “viver de sonhos é uma utopia”. Dessa forma, se eu pudesse dar um conselho para finalizar esta carta de hoje é não desista dos seus sonhos por mais que você encontre milhares de obstáculos ao longo do seu caminho. Desenvolva o valor da perseverança o máximo que você puder, para que você possa perseverar em encontrar os caminhos e contornar cada obstáculo apresentado. Além disso, confie que a vida também vai te auxiliar em você encontrar os comos você vai materializar o que deseja para a sua vida quando você souber o que você quer.
E lembre sempre, os seus sonhos estão te esperando e confiam que você vai conseguir chegar até eles.
Uma linda e abençoada semana a todos vocês, meus amores.
Uma carta pra você ll me botou pra pensar nos meus sonhos. Eu li num momento meio atrapalhado e esqueci dele, mas ele ficou gravado no meio inconsciente (ou no meu coração)! Me fez pensar. Mais uma vez. Os teus textos tem esse poder! Sou muito grata pelo amor que encontro nas tuas palavras! 💙
Que lindo amiga, chorei muito lendo isso, mas é lindo demais. Amando de acompanhar o teu processo de mudanças!!