MINDFULNESS
- Marcela Alves de Moraes

- 2 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de set. de 2022
(Atenção Plena): Um caminho para o Auto-conhecimento

A VIDA ACONTECENDO AGORA
Uma maneira de navegar pela vida é tentar controlar as circunstâncias externas - o que fazemos, com quem fazemos e como os eventos se desenrolam. Essa estratégia promete esforço contínuo e frustração sem fim. Não importa o quanto tentemos, nunca alcançaremos nosso objetivo. Ao longo do caminho, nossa saúde e relacionamentos podem sofrer, nossos níveis de estresse aumentam e nosso senso de satisfação diminui.
Outra opção é aprender a encontrar o que quer que surja - experiência agradável e desagradável com compostura, coragem e compaixão. Ao invés de nos esforçarmos para nos alinhar corretamente e reagir mal quando as coisas dão errado, podemos aprender a parar, considerar e reagir com uma ação ponderada, cuidadosa e eficaz.
Mindfulness é fazer o que você está fazendo agora, a coisa mais importante do mundo.
A meditação mindfulness é também sobre aprender a ser curioso, além de ser indagador e interessado no sabor sutil de cada experiência que surge de momento à momento, sem tentar mudar isso. Seja uma alegria, tristeza, vergonha, prazer, dor, um momento de desprezo, um sentimento amoroso, uma dor de cabeça ou um coração partido.
Essa é uma abordagem bem diferente da idéia ocidental de tentar ser uma boa pessoa e tentar melhorar. Baseia-se em aceitar, abraçar e vir a conhecer detalhadamente todos os aspectos de si mesmo, sem reaplicar as partes desconfortáveis e vergonhosas. Paradoxalmente, muitas mudanças positivas podem acontecer quando você adota uma abordagem de mindfulness para viver essa vida.
A prática formal da atenção plena acontece fazendo espaço e tempo a cada dia para trazer sua consciência para o que está acontecendo agora mesmo. O foco dessa prática pode ser a respiração se movendo e saindo, sensações gerais do corpo, sentimentos e pensamentos - todas as experiências contínuas de ser uma pessoa.
Quando você faz isso regularmente, muitas coisas acontecem. Em primeiro lugar, você está regularizando o seu sistema nervoso para o seu nível basal. Em segundo lugar, sua mente, que normalmente é bastante agitada - torna-se um pouco mais disciplinada, de modo que você descubra que pode se concentrar no momento presente um pouco mais. E em terceiro lugar, você desenvolve mais facilmente um relacionamento diferente com suas próprias sensações, sentimentos e pensamentos, e isso pode ser extremamente libertador.
Fundamentos do Mindfulness (9 atitudes)
por Jon Kabat-Zinn (Full Catastrophe Living, 1996)
NÃO JULGAMENTO: perceber o desejo de categorizar ou rotular os pensamentos que surgem em sua mente.
PACIÊNCIA: entender que, às vezes, as coisas devem acontecer em seu próprio tempo. O processo não pode ser apressado.
MENTE INICIANTE: cultivar a disposição em ver as coisas como se fosse a primeira vez.
CONFIANÇA: confiar na sua intuição e na sua própria autoridade, mesmo se você cometer "erros" ao longo do caminho. Você é seu melhor guia.
NÃO FORÇAR: ser você mesma sempre... sem forçar para conseguir/alcançar qualquer coisa.
GENEROSIDADE: dar tempo, energia e atenção aos outros, enquanto pratica sempre a autocompaixão.
GRATIDÃO: expressar apreciação e manter um sentimento de admiração pelos mistérios que se desdobram na vida.
ACEITAÇÃO: reconhecer as coisas como elas são, em vez do que você acha que elas deveriam ser.
DEIXAR IR: liberar o apego às experiências, boas ou ruins, sendo simplesmente um observador.






Comentários